MAC Preservando a Vida do Cerrado e do Planeta

MAC Preservando a Vida do Cerrado e do Planeta

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Olá amigas e amigos do MAC
   Hoje, dia 13 de julho, comemoramos o nosso dia, o dia do nascimento do MAC, que também é o dia do Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil.
   Há 44 anos atrás um pequeno grupo de pessoas foram COM-VIVER com crianças e adolescentes da Ilha do Maruim, um dos bairros mais sofridos de Olinda-Recife, no Nordeste do Brasil. Não foram por pena e nem dó, mas por acreditarem que toda criança e adolescente deve ser respeitada como pessoa, por isso, portadoras de direitos. Surgiu então o que hoje chamamos de Movimento de Adolescentes e Crianças - MAC.
   O MAC não é um movimento onde os educadores lutam para que a meninada tenha direitos, mas, lutam COM as crianças e os adolescentes no intuito de que elas sejam sujeitos de sua história.
   Muitas pessoas passaram pelo MAC e foram impactadas, movimentadas, e cresceram como pessoas. Ao mesmo tempo ajudaram a movimentar a cultura política de reconhecimento da criança com GENTE.
   Nos orgulhamos por sermos um dos primeiros grupos organizados do Brasil e da América Latina a lutar pelos direitos infanto-juvenis. Pois, quando, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado, em 1990, o MAC já tinha 22 anos de luta. Dessa forma, podemos afirmar que fizemos parte, substancialmente, da criação dessas leis de proteção a infância brasileira.
   Neste dia, em vários lugares do país, os grupinhos estão festejando a sua VIDA, como movimento organizado de relevância para a cultura-política humana-social-transformadora. Aqui no Distrito Federal, às 20h terá a "festinha", preparada pela meninada, com comes e bebes partilhados.
 
   Queremos aproveitar para agradecer as crianças, os adolescentes, @s acompanhantes/educador@s e tod@s @s amig@s que contribuíram e contribuem para que a utopia/sonho/projeto de um OUTRO MUNDO POSSÍVEL esteja cada vez mais próximo... Assim como proclamou Jesus: "O Reino de Deus está próximo"... E nós respondemos: "Ele está no meio de nós". Pois, uma sociedade que defende e reconhece os "pequenos" como SUJEITOS é uma sociedade que caminha para além das injustiças e do capitalismo.

   Obrigado a tod@s que fizeram e fazem parte de nossa vida/movimento e "muitas felicidades, muitos anos de vida"..."Hasta la vitória siempre".

Klaus Paz
Coordenador Nacional do MAC